Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são centros de tratamento que prestam atendimento a pessoas com grave sofrimento psíquico. Possuem equipe multiprofissional - composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos administrativos, etc - e oferecem diversas atividades terapêuticas: psicoterapia individual ou grupal, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias e atividades comunitárias. De acordo com o projeto terapêutico de cada usuário, estes podem passar o dia todo na Unidade (regime intensivo), parte do dia (regime semi-intensivo) ou vir apenas para alguma consulta (regime não-intensivo).
O Caps Laranjeiras passou a desenvolver com os pacientes 3 linhas de trabalho: horta orgânica, granja e reaproveitamento de óleo e convidou a Incubadora UFES para auxiliá-los junto a horta criando uma unidade produtiva em que princípios da Eco Sol seriam adotados.
De lá pra cá fizemos visitas, oferecemos material teórico para as oficinas de Economia Solidária que foram ministradas aos pacientes e iniciamos um trabalho de ajuda mutua para fortalecer não só a horta e a recuperação dos pacientes, mas a compreensão da economia solidária como uma alternativa econômica.